terça-feira, 17 de maio de 2011

Opinião Agroecológica

Etnobotânica: Relação Homem-Planta

 

Por Alexandre Aboud Pontvianne

 

As plantas são elementos chave para a vida no Planeta Terra, pois elas foram as primeiras a surgir e se adaptar, além de se multiplicarem sem degradar e poluir o ambiente. Aliás, degradação e poluição têm sido atividades corriqueiras para o homem moderno.    

A humanidade, desde o seu nascimento em solos Africanos, assim como outros animais utiliza as plantas como forma de sobreviver no ambiente seja direta ou indiretamente. Construções (Ninhos), Alimentação e Medicina são alguns de seus usos mais básicos.  Desde então a humanidade veio a selecionar as plantas de maior interesse as domesticando e co- evoluindo. Um exemplo comprovado dessa evolução conjunta entre homem e planta é a presença natural de sustâncias cannabinoides no cérebro humano e em plantas do gênero Cannabis.

O cânhamo, por exemplo, produz uma fibra de altíssima qualidade, muito mais forte que o algodão e está presente, de forma crucial na história do desenvolvimento das civilizações européias, sendo estas as de maior influencia sobre a humanidade, na produção de cordas para as navegações e papel, na utilização do seu óleo para iluminação pública e também para a produção de tintas.


     Ainda hoje, mesmo com tanto conhecimento, a humanidade não conseguiu se tornar independente das plantas, ao contrário, gerou a destruição de seus habitats que conseqüentemente levou a extinção de muitas espécies vegetais e animais que não tivemos o privilégio de conhecer.


Para citar este artigo:



PONTVIANNE, A. A. Etnobotânica: Relação Homem-Planta. Disponível em: < http://etnobotanicaagroecologica.blogspot.com/2011/05/opiniaoagroecologica.html>. Acesso em: 17 de mai. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário